Como pode uma empresa, em apenas dois anos e meio, reunir um cadastro de 83 milhões de pessoas, ultrapassar a casa de 2,5 bilhões em faturamento e ser criada em meio a uma das maiores crises globais que o mundo já enfrentou?
Não consigo imaginar uma idéia mais incrível nos últimos anos do que o mercado de compras coletivas, algo muito simples e histórico quando avaliamos que o poder de barganha sobre fornecedores em virtude da quantidade reduz o preço de produtos ou serviços adquiridos, o velho termo da compra em atacado.
Mas o grande diferencial foi o fato do Groupon, empresa criada pelo ex-músico Andrew Mason juntamente com dois sócios, ter surgido em meio a uma das maiores crises globais do mundo ocorrida nos EUA em 2008.
Esses atores do mundo criativo identificaram a oportunidade bilionária quando avaliaram que a redução do poder de compra dos americanos provocou o imediato crescimento dos estoques das empresas, bem como a queda na contratação de serviços.
Assim, fica fácil entender que a queda no preço em virtude das compras coletivas foi bem interessante aos consumidores do mercado em crise e gerou um negócio gigantesco.
Poucos profissionais no mercado atual estão preparados para identificar oportunidades como as do mercado de compras coletivas e acabam deixando de analisar verdadeiras fontes de riqueza a partir de idéias relativamente simples.
O mercado interno passa por uma pequena, mais relevante elevação na inflação e estabilização da renda com o objetivo de frear o consumo da população, por outro lado não vemos ninguém falar de oportunidades, apenas de perda de clientes, desemprego e dificuldades na venda de determinado produto ou serviço.
Esse profissional do presente precisa enxergar na ameaça uma oportunidade de negócio, quando observamos que é neste momento que o mercado consumidor mais necessita de orientação, pois não foi preparado para o equilíbrio, mas simplesmente envolvido em um modelo de política expansionista onde o consumo produz riqueza e crescimento, sem compreender que doses elevadas deste consumo formam uma bola de neve chamada endividamento.
Então, comece a formular perguntas de como você pode contribuir para que os consumidores do presente ou do futuro possam se planejar para situações indesejadas. A oportunidade pode estar entre uma dessas respostas, então defina a sua estratégia e coloque as ações em prática, pois certamente esse novo negócio será descoberto a qualquer momento pelos novos pensadores do mundo corporativo atual.
Um grande abraço e boa sorte!
Então, comece a formular perguntas de como você pode contribuir para que os consumidores do presente ou do futuro possam se planejar para situações indesejadas. A oportunidade pode estar entre uma dessas respostas, então defina a sua estratégia e coloque as ações em prática, pois certamente esse novo negócio será descoberto a qualquer momento pelos novos pensadores do mundo corporativo atual.
Um grande abraço e boa sorte!
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