Total de visitas ao panorama

Pesquisar no Panorama

domingo, 16 de setembro de 2007

Bolsa não combina com pressa!

Com esta frase o professor Adriano Moreno* iniciou o curto Aprenda a Investir no Mercado de Ações, promovido pela Futura Investimentos no Hotel Celi durante os dias 10, 11 e 12/9, afirmando que a pressa é inimiga de quem deseja ou já opera em Bolsa de Valores, trazendo a uma média de 50 alunos, conceitos e ferramentas para o desenvolvimento das operações de compra e venda de ativos através da análise técnica.

Há pouco tempo atrás, o investimento no mercado de ações despertou em uma parcela da população brasileira a possibilidade de realizar planos e concretizar sonhos antes não imaginados, talvez por desconhecimento ou pela falta de credibilidade diante das políticas econômicas governamentais.
[
Com base neste novo cenário, ao estar diante do mercado de ações, cresce a busca dessas pessoas por respostas para O que fazer? Quando fazer? Como fazer? E esse foi o grande objetivo do curso.

Conhecidas através do jargão “trader”, as pessoas que operam no mercado de ações, nem sempre conseguem obter um retorno significativo ou ainda têm um desempenho bastante tímido. Por outro lado, uma pequena parcela desses “traders” extrai um bom volume financeiro operando nos melhores pontos de compra e venda.

No decorrer do curso, Adriano Moreno explicou que “os operadores bem sucedidos são aqueles que têm um plano de atuação no mercado e o coloca em prática com disciplina, sendo este o grande diferencial nos resultados”.

O curso demonstra que através da Análise Técnica, é possível compreender os movimentos do mercado e identificar as oportunidades de bons negócios com uma menor exposição ao risco.

Os investidores que operam sem critérios, apenas por feeling, em algum momento não vão fechar a conta entre o que ganham e o que perdem e as operações de acerto não justificarão as de insucesso. A grande maioria acaba entrando de primeira com toda ou a maior parte do capital e não fazem à gestão do risco.

A gestão do risco foi explicada no curso como um fator extremamente importante para quem deseja atuar no mercado de ações, principalmente na análise técnica que opera de acordo com o movimento gráfico.

Os alunos aprenderam a gerenciar o risco e no fim do curso foi explicado como se pode limitar à perda em 2% do capital. De acordo com Adriano Moreno, a aplicação das técnicas apresentadas, em conjunto com a moderação do grau de risco, podem evitar perdas maiores do capital.

Sem um sistema de gestão de risco das operações e uma corretora que possa subsidiar o investidor com informações confiáveis, dificilmente o analista técnico concretizará operações bem sucedidas.

* Adriano Moreno operador profissional de mercado, Sócio-Diretor da Futura Investimentos, Consultor Financeiro credenciado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Agente Autônomo de Investimento certificado pela Ancor (Associação Nacional das Corretoras), Certificado CPA-20 pela Anbid Associação Nacional dos Bancos de Investimento, Sócio efetivo da APIMEC-NE, Certified Financial Planner-CFPTM- pelo IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros) Docente do MBA em finanças e do Curso de Extensão em Mercado de Capitais da FTE (Faculdade de Tecnologia Empresarial).

OPINIÃO-Participei do curso e recomendo à todos vocês que não percam a próxima oportunidade. Existe um profissionalismo bastante acentuado na apresentação das estratégias de operação e nos ensinamentos transmitidos, possibilitando a segurança na tomada de decisões e no desenho de um planejamento financeiro em renda variável mais equilibrado. Abraços, Florencio Santana

Nenhum comentário: