Esta semana recebi de um colega de trabalho uma mensagem que tratava o tema com um exemplo prático onde, determinado técnico de informática consertava um computador e cobrava pelo serviço R$ 1 mil, indignado o dono da máquina indagou porque aquele valor absurdo para apertar apenas um parafuso e exigiu uma nota de prestação do serviço. No dia seguinte, o profissional apresentou a nota com a seguinte descrição: apertar o parafuso R$ 1 real; saber qual parafuso apertar R$ 999 reais.
A mensagem é aberta com a seguinte frase: “Dizem que não se cobra pelo que se faz, mas pelo que se sabe”.
O termo competência não é algo novo e pode ser definido como a integração de forma coordenada dos conhecimentos, habilidades e atitudes. Durante muitos anos, as empresas desejam consolidar a competência entre seus colaboradores, promovendo mudanças que mais tarde se convertam em desenvolvimento.
A transformação do conhecimento adquirido em valores para tomada de decisão, em determinadas situações, é que se torna a parte mais difícil, pois nem sempre a etapa final é concluída, prejudicando desta forma todo o cenário estudado para a aplicação efetiva da ação.
Mas e você? Esta buscando ser uma pessoa competente naquilo que faz?
Se a resposta for não, ou se estiver em dúvida sobre o assunto é melhor pensar um pouco sobre isso, pois o mercado atual busca pessoas competentes para trabalhar em suas organizações. Quantas vezes pesquisou sobre a sua atividade? Sabe como se comporta o mercado da empresa em que trabalha? Quais são os riscos do seu negócio?
Ser competente não é executar tarefas, mas conhecer como elas nascem e onde estão os pontos fracos, e resolve-los, saber por que elas existem e de que forma pode melhorá-las, inovando e agregando valores diferenciados.
Busque a competência através do conhecimento, pois o ajuste de um simples parafuso pode torná-lo um diferencial de mercado e neste caso quem faz o preço é você.
A mensagem é aberta com a seguinte frase: “Dizem que não se cobra pelo que se faz, mas pelo que se sabe”.
O termo competência não é algo novo e pode ser definido como a integração de forma coordenada dos conhecimentos, habilidades e atitudes. Durante muitos anos, as empresas desejam consolidar a competência entre seus colaboradores, promovendo mudanças que mais tarde se convertam em desenvolvimento.
A transformação do conhecimento adquirido em valores para tomada de decisão, em determinadas situações, é que se torna a parte mais difícil, pois nem sempre a etapa final é concluída, prejudicando desta forma todo o cenário estudado para a aplicação efetiva da ação.
Mas e você? Esta buscando ser uma pessoa competente naquilo que faz?
Se a resposta for não, ou se estiver em dúvida sobre o assunto é melhor pensar um pouco sobre isso, pois o mercado atual busca pessoas competentes para trabalhar em suas organizações. Quantas vezes pesquisou sobre a sua atividade? Sabe como se comporta o mercado da empresa em que trabalha? Quais são os riscos do seu negócio?
Ser competente não é executar tarefas, mas conhecer como elas nascem e onde estão os pontos fracos, e resolve-los, saber por que elas existem e de que forma pode melhorá-las, inovando e agregando valores diferenciados.
Busque a competência através do conhecimento, pois o ajuste de um simples parafuso pode torná-lo um diferencial de mercado e neste caso quem faz o preço é você.
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Um forte abraço!
5 comentários:
PARABÉNS PELOS TEXTOS FLOR COMO SEMPRE MUITO ENRIQUECEDORES PARA O DESENVOLVIMENTO DO NOSSO SABER(LEITORES).
ABRAÇOS
LUANNA
a competência nem sempre se mede pelo conhecimento, na maioria das vezes se faz pela perspicácia, objetividade e forma de ver e fazer o que se gosta da melhor maneira possível, com a certeza de que outros jamais farão da mesma maneira, aí sim estarás fazendo o diferencial......mais uma vez parabéns pelos novos textos sempre atuais, continuo torcendo por ti.
anônimo...
Obrigado pela sábia contribuição! Habilidade e atitude certamente estão umbilicalmente ligados à competência.
Um abraço,
A competência não é atributo apenas do conhecimento, pois ele também se integra as habilidades e atitudes, sendo assim, é a capacidade de resolver problemas que os outros não conseguem, o que lhe torna um torna um diferencial de mercado. Em alguns casos é simplesmente conhecer e identificar a causa do problema, e saver saná-lo antes que prejudique os processos operacionais da empresa, é ter uma postura de profissional e a capacidade intuitiva de lidar com situações diversificadas, saber utilizar as ferramentas de gestão e se especializar, é se tornar um exemplo para os seus colegas para que eles possam seguí-lo e admirá-lo, e finalmente procurar sempre inovar e ser criativo, agregando todos os valores possiveis para crescer forte e preparado para garantir a sua sobrevivência no mercado.
Esta de parabéns pela messagenn aqui posta! legal msm! abraço
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