Total de visitas ao panorama

Pesquisar no Panorama

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Cuidado com a paralisia corporativa

Produza soluções, pare de arrumar desculpas! Não tenho tempo para executar minha atividade, não me dou bem com a pressão, morro de medo de enfrentar determinadas situações, quais serão os problemas de amanhã?
[
Para muitos o trabalho é executado sem pensar sobre o que deve ser feito ou como pode mudar e melhorar aquilo que está sendo realizado todos os dias, evitando cair na cansativa rotina.
[
Por outro lado, o trabalho é extremamente questionado no aspecto motivador ou ainda se é bem recompensado financeiramente. Mas, verdadeiramente, você confia na sua capacidade para atingir metas? Acreditar apenas não basta, agir também é preciso.

Os profissionais que ficam apenas na confiança, acabam sofrendo a paralisia corporativa, engessam suas atividades em medos abstratos e não buscam o potencial concreto que existe dentro de um equipamento básico, a própria mente.

Quantos livros você leu esse ano? Leu algum jornal durante a semana? Você sabe como anda a economia do país? Um exemplo cotidiano e recente: sabem o que causou o aumento no leite de quase 100%, seus derivados e também os laticínios? Isso não faz parte do seu trabalho não é? Muitos pensarão desta forma, sem perceber que esta variação afeta o consumo e as pessoas passam a enxugar seus orçamentos, podendo cortar da lista produtos ou serviços da empresa em que você trabalha.

Outra pergunta bem objetiva: Você assistiu a novela ontem ou algum canal de colunismo social, vida artística, etc. ?

Não é objetivo desse texto fazer um movimento contrário à televisão e o entretenimento, mas é necessário alertar que a paralisia no mundo corporativo é fruto também do seu comportamento fora da empresa. Nas horas vagas, é preciso estudar mais e estar informado sobre assuntos pontuais ou então entrar na grande febre do momento, passar em um concurso público na busca do tão sonhado emprego estável.
[
A conquista de um trabalho através de concurso público também é interessante, mas procurem ao mínimo encontrar atividades que lhes satisfaçam profissionalmente e não apenas financeiramente. Se unir os dois, o resultado deve ser mais satisfatório.
[
Percebo que cada vez mais o trabalho na esfera privada está exigindo dedicação e disciplina para quem se propõe a atuar em setores que necessitam de um maior potencial crítico. Uma parte da população está criando aversão à este tipo de trabalho, buscam algo "mais fácil" sem perceber que estão minimizando a possibilidade de desenvolver o capital intelectual.
[
Apesar do Caged* apontar recentemente que a geração de empregos formais ultrapassou 1,6 milhões nos nove primeiros meses do ano, gerando um crescimento de 5,81% em relação ao mesmo período do ano anterior, a maioria desses postos são ocupados por profissionais de baixa qualificação e salários também menores, o que afeta a qualidade no mercado de trabalho, que além desses dois fatores carrega ainda um grande índice de informalidade.
[[
É evidente que há situações não muito positivas no mundo corporativo, mas sempre achei que o grande motor do sucesso profissional é a capacidade em definir um objetivo palpável, desenvolver o capital intelectual, estabelecer bons relacionamentos e agir de forma inteligente. Focar apenas os problemas e dificuldades distancia os profissionais das metas e os coloca dentro de um mundo isolado e restrito.
[
Desta forma, acredite no desenvolvimento do seu trabalho, busque conhecê-lo um pouco mais, ajude os líderes de forma inteligente e afaste-se urgentemente da paralisia corporativa. Comecem a agir, caso contrário estarão confinados a uma vida profissional limitada e restrita.
[
[
Um forte abraço e muito sucesso!
[
*Cadastro Geral de Empregados e Desempregados criado pelo Governo Federal

7 comentários:

Anônimo disse...

DE FATO FLOR, CONCORDO COM VC EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE INTELECTUAL, ATRAVÉS DE LIVROS, JORNAIS, INTERNET E ETC.
ENTRETANTO, TAMBÉM FRISO QUE O INVESTIMENTO NA CAPACITAÇÃO DO INTELECTO NÃO DEPENDE EFETIVAMENTE DO FUNCIONÁRIO MAIS TAMBÉM DA INFLUÊNCIA POSITIVA DA EMPRESA, SEJA COM CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO, TREINAMENTOS E/OU PROMOÇÕES , POIS OS LIVROS RESPONDEM POR SI SÓ MAIS O IDEAL ALÉM DA LEITURA É A PRÁTICA DELA, E NEM SEMPRE A LEITURA É ASSIMILÁVEL DEVIDO AO GRAU DE COMPLEXIDADE ALGUMAS PESSOAS TEM DIFICULDADE COM INTERPRETAÇÃO, AGORA SE HOUVER O ACOMPANHAMENTO DE UM PROFISSIONAL E O RECONHECIMENTO POR PARTE DOS MESMOS O RETORNO SERÁ BEM MAIOR.

PARABÉNS MAIS UMA VEZ FLOR
LUANNA

Florencio Santana disse...

Luanna,

Segue um ponto de vista.

Cada ser humano é responsável pelo seu caminho profissional. O texto busca despertar algo que todos os seres humanos têm dentro de si, mas que está adormecido.

A capacitação do seu poder intelectual depende única e exclusivamente de você, a empresa deve ser um espaço onde exercitará o seu aprendizado. Hoje tudo é muito acessível, é preciso trabalhar mais a mente e colocar em prática aquilo que aprendeu.

As pessoas que atuam em setores que exigem uma análise crítica mais apurada e apresentam dificuldade na interpretação daquilo que lêem, estarão limitando o seu perfil profissional e grande parte do mercado não tolera mais isso.

O profissional é você, seja líder de si mesma, reconhecimento vem com o tempo, em algum momento da sua vida.

Um abraço, suas contribuições são sempre bem vindas.

Anônimo disse...

Grande Florêncio!

Obrigado pelos textos, como sempre vc se superando!

Estou de férias nestes dias, mas 2a. feira estarei de volta.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Florêncio, mais uma vez, Parabéns!
De fato, a grande maioria dos profissionais sofrem de "paralisia corporativa". Acomodação, preguiça, etc, etc é inerente ao ser humano. Por isso, aqueles que apresentam comportamento diverso mais cedo ou mais tarde acabam se destacando e sendo recompensados de alguma forma.... com certeza.... é uma espécie de seleção natural da vida.... ocorre em todos os segmentos...

Abraços,

Anônimo disse...

Parabéns, Florêncio. Excelente artigo.

Um abraço amigo.

Unknown disse...

Olá Florêncio,

Parabéns pelo artigo.
Realmente, no mundo atual precisamos correr atrás dos nossos objetivos.Chegar ao futuro primeiro e ser o primeiro do placar, exige que aprendamos mais rápido, exatamente na mesma dimensão em que os fatos acontecem.
E para aprender mais rápido, precisamos como num jogo de futebol, aumentar nosso número de jogadas e não sentar e esperar as condições perfeitas para um chute a gol.
Grande abraço!!

Carlos Eduardo Silva disse...

13 dias do ultimo post, essa vida de executivo é dose... velho desculpe pela ausência no concerto do pc, abraços e o sucesso de sempre...